quarta-feira, 2 de julho de 2008

Hino Nacional-Sem Letra


Muitos dos meus amigos que me telefonaram ou enviaram e-mails, a dar os parabéns pela vitória de Espanha no Campeonato Europeu de Futebol, perguntaram o porquê de os jogadores não cantarem o Hino, tal como se via também o Rei e acólitos ..caladinhos..Não é porque não soubessem a letra é que......

Aqui vai a explicação.

A Marcha Real é o hino nacional da Espanha. É um dos raros hinos nacionais que não tem letra. A música é bastante antiga e data no mínimo de 1761. Foi adoptado e abandonado diversas vezes, sendo promulgado pela última vez em 1997. A última letra foi a Franquista (cujo nome foi mudado para ¡Viva España!), abandonado no final do governo de Francisco Franco.

De autoria desconhecida, a música tem origem numa marcha militar. Quando o rei Carlos III a escolheu para ser usada em eventos oficiais, em 1770, ganhou o apelido de Marcha Real.

5 comentários:

Laurus nobilis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laurus nobilis disse...

Engraçado... também reparei nisso, mas não fazia ideia que era por este motivo.

Marieke disse...

Pois Lauro nobilis..e eu lá tive que ouvir algumas "bocas"..tipo..os gaijos não sabem cantar? eehehehehhh

CELTA MORGANA disse...

Vou telefonar à Princesa Leticia e propor que o Cap. Veiga escreva a letra para a Marcha.
Outra hipotese é adoptarem o fado da Amália: São os Espanhois, são os Espanholitos, são os caracóis, são os caracolitos....

Marieke disse...

ahahhahah..sempre brilhante pardal..o que se teria perdido se a tua explosão do passado te "tivesse limpo o sebo" vá de retro...ehehehheheh (Ouvi dizer que o Comodoro Beiga ficou piurso com o que na vila da Mourisca quer dizer "dor de corno"