Muitos dos meus amigos que me telefonaram ou enviaram e-mails, a dar os parabéns pela vitória de Espanha no Campeonato Europeu de Futebol, perguntaram o porquê de os jogadores não cantarem o Hino, tal como se via também o Rei e acólitos ..caladinhos..Não é porque não soubessem a letra é que......
Aqui vai a explicação.
A Marcha Real é o hino nacional da Espanha. É um dos raros hinos nacionais que não tem letra. A música é bastante antiga e data no mínimo de 1761. Foi adoptado e abandonado diversas vezes, sendo promulgado pela última vez em 1997. A última letra foi a Franquista (cujo nome foi mudado para ¡Viva España!), abandonado no final do governo de Francisco Franco.
De autoria desconhecida, a música tem origem numa marcha militar. Quando o rei Carlos III a escolheu para ser usada em eventos oficiais, em 1770, ganhou o apelido de Marcha Real.
5 comentários:
Engraçado... também reparei nisso, mas não fazia ideia que era por este motivo.
Pois Lauro nobilis..e eu lá tive que ouvir algumas "bocas"..tipo..os gaijos não sabem cantar? eehehehehhh
Vou telefonar à Princesa Leticia e propor que o Cap. Veiga escreva a letra para a Marcha.
Outra hipotese é adoptarem o fado da Amália: São os Espanhois, são os Espanholitos, são os caracóis, são os caracolitos....
ahahhahah..sempre brilhante pardal..o que se teria perdido se a tua explosão do passado te "tivesse limpo o sebo" vá de retro...ehehehheheh (Ouvi dizer que o Comodoro Beiga ficou piurso com o que na vila da Mourisca quer dizer "dor de corno"
Enviar um comentário