segunda-feira, 1 de setembro de 2008

De 20 a 23 de Setembro em ILHAVO-Regata dos Grandes Veleiros



Localizado na região centro-norte de Portugal, numa área geográfica plana perto da zona costeira, o Município de Ílhavo abraça a Ria e aventura-se no Mar.
Terra de arrais corajosos, berço de capitães, pilotos e marinheiros, o Município de Ílhavo assistiu durante o século passado ao desenvolvimento das principais indústrias relacionadas com a actividade marítima. Ainda hoje o sector da pesca artesanal, costeira e longínqua, tem uma relevante importância, ao lado de um sector de indústria transformadora do pescado.
O Mar, sendo uma realidade viva da sua geografia, história e cultura tem cada vez mais um papel importante como cartaz turístico, materializado nas suas belas Praias da Barra e da Costa Nova.

A Regata
No ano em que se comemora os 110 Anos da Restauração do Município, a Câmara Municipal vai promover o maior evento de sempre realizado no Concelho ao acolher, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, a Regata Comemorativa dos 500 Anos do Funchal 2008, entre os dias 20 e 23 de Setembro.
Esta iniciativa constitui uma aposta importante na promoção do Município de Ílhavo e da região, dando seguimento ao trabalho realizado de promoção dos valores da Vida e do Mar, à nossa história marítima e à capacidade conquistada na organização de vários eventos, nomeadamente a “Experiência Mar Creoula”.

A frota de grandes veleiros partirá a 13 de Setembro do porto histórico de Falmouth, Inglaterra, e chegará a Ílhavo (Porto de Aveiro) no dia 20 de Setembro, onde permanecerá 3 dias. No dia 23 de Setembro os veleiros seguirão viagem para o Funchal, Madeira, onde chegarão a 2 de Outubro.

A Câmara Municípal de Ílhavo irá proporcionar, em condições extremamente vantajosas, o embarque de um total máximo de 100 instruendos a bordo das diversas embarcações participantes, quer oriundos do nosso Município, quer de outros Municípios de Portugal.

Veleiros participantes


Creoula




Classe A
Alexander von Humboldt
Astrid
Capitan Miranda
Creoula
Cuauhtémoc
Kaliakra
Mir
Pelican
Pogoria
Sedov
Shabab Oman





Far Barcelona

Classe B
Far Barcelona
Tecla




Juan de Langara

Classe C
Gedania
Juan de Langara
Sarie Marais of Plym
Spaniel
Viva

Juan de Langara


Endeavour



Classe D
Challenger 3
Challenger 4
Endeavour
Steppe

3 comentários:

Ana Maria Lopes disse...

Tens uma notícia bastante completa da regata dos grandes veleiros. Eu precisava de ter mais dados. Onde os conseguiste?
Beijnhos
AM

Marieke disse...

Ana
Ao contrário do que é normal em mim esqueci de dizer no fim a fonte é a nossa Câmara, as fotos fui pesquisando pelo nome da embarcação.
Já falei com o prof. Fernando que já me disse que te respondeu
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

Estes veleiros são espetaculares! Se conseguir este Domingo irei aprecia-los junto com a família.
O que eu daria para fazer uma vigem ao sabor do vento...
Por: Jgomes