domingo, 21 de setembro de 2008

Costa Nova-Romaria da Senhora da Saúde

A Romaria da Senhora da Saúde na Costa Nova , sempre no último fim de semana de Setembro, encerra a minha estadia na Costa Nova de forma permanente.Sim, porque aos fins de semana se o tempo for bom lá estou eu nem que seja para um cafezito no "Ti Pires" no "quiosque da Olímpia" a comprar o jornal..ou a fazer uma visita ao mar que o mar que eu gosto não é azul nem verde..é cinzento e branco..revolto e agressivo.


As fotos antigas desta romaria são do trabalho do Sr. Eng. Senos da Fonseca.



Hoje em dia a visita de dezenas de barcos moliceiros à festa terminou..resta-nos uma regatas com bateirase a vista de um ou dois moliceiros




"....Em 28 de Outubro de 1889, foi decidido construir no areal, ali logo abaixo da «Lomba» ,em situação estrategicamente escolhida para servir pescadores e veraneantes ,«a capelinha branca» de culto à Nª. Sr.ª da Saúde ,com compostura e dimensão, suficientes, para o tagaté à alma, em serena cruzada evangélica..."Senos da Fonseca


Há no entanto sempre um misto para mim de alegria e nostalgia pelo fim de uma época-
Nada como relembrar o célebre poema do ilustre Ilhavense (Prof. Gulhermino a que a esta nostalgia lhe dedicou um poema musicado que ainda um dia hei-de conseguir colocar no blog "Saudades da Praia"


Nota:Fac simile da folha onde foi pela primeira vez datilografrado o poema gentilmente cedido pelo filho do autor Aníbal Ramalheira.

1 comentário:

Ana Maria Lopes disse...

É assim, Maria. Cá estaremos no próximo fim de semana da Senhora da Saúde, para o encerramento oficial da época. TRADITION!
Era uma Festa que adorava. Cada uma lembra-se daquilo que a idade lhe permite.
--------------
Também tenciono, esta semana, editar algumas recordações pessoais da Senhora da Saúde.
As fotos antigas são giríssimas e enternecedoras.
-------------
E esta da nostalgia, nesta época, parece que é mal de muita gente.
O que vale é que tenho um Outubro cheio de compromissos.
Um beijinho.