quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manoel de Oliveira...Faz hoje 100 anos...E continua a fazer filmes


".....Às vezes acusam-me de maledicente. Mas gosto de dizer bem quando há motivos para tal. Também não cultivo o excesso, pois ainda me chamariam lambe-botas....."
Vem isto a propósito da recusa do cineasta em receber as chaves da cidade do Porto , honraria proposta pela edilidade portuense. Mostrou ser vertical. Não pactua com o oportunismo. Farto de levar pontapés, reagiu com dignidade...



Dar-lhe as chaves da cidade
Quis a câmara tripeira
Recusou com dignidade
Tal manobra lisonjeira.
Há quem dê chaves demais
Mantendo as portas fechadas
São hipócritas sinais
De mentes enfatuadas...
«Sem amos»... há já cem anos,
No cinema nacional
O decano dos decanos
Continua vertical!
Genuflexões ao poder
Não faz, nem nunca fará,
Botas nunca há-de lamber
A quem pontapés lhe dá!..."

Poema do blogue amigo :Rouxinol de Bernardim

8 comentários:

Joanissima disse...

Eu confesso que não gosto dos filmes do senhor. os dois que vi aborreceram-me tremendamente.
Já não estou na fase de dizer que sim, que é muto bonito, só porque é fashion e culto dizer que se gosta da criatura.
Desculpem lá, mas eu não gosto!

E às vezes a verticalidade de que falas pode facilmente ser confundida com arrogância e soberba.

Digo, com os nervos!! : ))
Um graaaaaande beijo, querida!!

Marieke disse...

Joaníssima querida
Os blogues são isto mesmo...a diversidade de posts a gerar uma diversidade de opiniões..É o alimento necessário e fulcral para que nós os bloguistas tenhamos ânimo para continuar..
Nunca deixes de vir ou de comentar quando a tua opinião for diferente da minha
Beijosssss
Marieke

Viajante disse...

Eu também me aborreço com a estética cinematográfica do senhor, mas tiro o meu chapéu à sua obra, à sua carreira e à vitalidade dos seus 100 anos comemorados a trabalhar.

Aniki-Bibó :)))

Bjs

Marieke disse...

Viajante..não digas nada à Joaníssima mas concordo em parte contigo...ehehehhehehhe
Agora a parte em ele tem 100 anos e a filmar......invejaaaaaaaaaaaa...tb queria que o meu futuro fosse esse
Um abraço

Joanissima disse...

Miuda gira,

quando podes vir cá à minha terra comer umas rabanadas e conehecr aqui o viajante e outros amigos?
fala com o teu capitão e rumem á estrada....
se ele nao quiser pisar solo academico, vens tu!!!! : ))
estamos á espera da tua resposta para agendar o dia.... sim?

MUITOS beijos!!!!

Marieke disse...

Ok..rabanadas e outros quejandos é comigo mesmo...tenho aulasaté à próxima quinta feira ..depois só dizes..coimbra é já aqui...
Jokas

Joanissima disse...

Jeitosa, e na proxima sexta?
Manda-me o teu email (o joao tem o meu mas é jncortesao@gmail.com) para combinarmos melhor... : ))

beijos, querida!

José Leite disse...

Que Manoel de oliveira possa comemorar o bi-centenário são os meus votos. De bom grado lhe daria as chaves do paraíso... só nessa data, claro!

Até lá vá filmando.
Cumprimentos.