segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A tradição já não é o que era.......Filhos de imigrantes aprendem língua de origem



A tradição já não é o que era e ainda bem...Quando cheguei a Portugal lá pelos anos sessenta...vi-me "da cor da abelha"para aprender a Língua Portuguesa


A Associação de Apoio ao Imigrante de São Bernardo considera “sua obrigação” impedir que as crianças nascidas em Portugal esqueçam idioma ucraniano
A origem da língua ucraniana foi o tema de mais uma aula promovida pela Associação de Apoio ao Imigrante de São Bernardo, no âmbito do projecto Escola de Domingo. O objectivo, de acordo com Lyudmila Bila, presidente da colectividade, é fortalecer o conhecimento da língua de origem de grande parte dos imigrantes a residir em Aveiro. A responsável refere ainda que a Associação sente obrigação de ensinar aos filhos de imigrantes, já nascidos em Portugal, todos os aspectos da cultura dos seus pais. “Estas crianças falam correctamente português e assumem este idioma como seu. É de lamentar se não aprendem a língua ucraniana.”, refere Lyudmila.
O projecto Escola de Domingo decorre nas instalações da Junta de Freguesia de São Bernardo onde, ao fim-de-semana, dezenas de imigrantes, entre adultos e crianças, na sua maioria provenientes da Europa de Leste, se reúnem para receber aulas de literatura, línguas, informática e artes. É um momento de aprendizagem mas também de convívio e encontro “com base na interculturalidade”. A sede da associação funciona como sala de aula e, fora dos tempos lectivos, é o palco onde se canta, dança, representa e declama na língua que se escreve em cirílico.
As actividades são estruturadas de modo a ir ao encontro das diferentes necessidades de cada faixa etária. “Aos mais velhos”, explica a responsável, “tentamos que não esqueçam a sua cultura e até que a ampliem, frequentando as aulas de literatura e história, quer do seu país, quer de Portugal. Esta formação contribui para uma integração rápida e eficiente”.
Para a Escola de Domingo, os entusiasmados alunos trazem livros, fotografias e atlas que partilham entre si e com a toda comunidade, através de exposições que preparam no decorrer das aulas. “Queremos conhecer a cultura de Portugal, mas também que aqui se conheça a nossa identidade”.
Entre os próximos projectos da Escola de Domingo está a celebração da festa natalícia em honra de São Nicolau. Trata-se de um dos santos mais populares na Ucrânia, onde é considerado o patrono dos agricultores, defensor dos animais, patrono do Inverno e das crianças. No dia São Nicolau, é costume presentear-se de um modo especial as crianças.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Acho bem! Mas galego e português são muito semelhantes... ou não?

Marieke disse...

Parecidos ..são... mas na fala..agora escrever...é muito diferente...e no meu caso não era o galego...nesse tempo a lingua das escolas era o castelhano...eu escrever português ..nem pensar...
Foi muito difícil..vinha com o equivalente à quarta classe feita..e tive de a repetir por causa da Língua