sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Trissomia 21


Duante muitos anos fiz parte como voluntária de uma bolsa de pessoas que aos fins de semana iam tomar conta de crianças deficientes nas suas casas.
Conheci num dos meus fins de semana uma família monoparental(que era o caso mais frequente)de S. Bernardo era constiuída por mãe e dois filhos, um deles o Carlos menino de 8 anos portador de trissomia 21. Fui escalada para ficar com o Carlos..e depois pediam sempre que se eu estivesse livre me queriam lá . A mãe não sabia há 8 anos o que era poder sair..fazer compras ir ao cinema e durante o dia de sábado e domingo trabalhar para ganhar um dinheiro extra.
Passaram-se os anos e por circunstâncias da vida nunca mais soube do Carlos. Hoje recebo um telefonema lindo que não posso descrever..e foi ele que me perguntou se eu não sabia que dia era hoje ..que era o dia dele...por isso aqui fica registado este Ponto não de Encontro mas de Reencontro

Dia 21 de Março, é o Dia Mundial da Trissomia 21, data, que este ano assinala o 50º aniversário da publicação da descoberta do cromossoma extra, enquanto causador da doença.

Olha para mim
Não tenhas receio.

Fala comigo
Mesmo que penses
Não poder ouvir-te.

Sorri para mim
Mesmo que não
Consiga ver-te.

Ensina-me
Mesmo que pareça
não entender-te.

TENTA VALE A PENA
Tenta mais um pouco
Pois chegarás a ACEITAR-ME
E eu aprenderei a AMAR-TE
Fonte:poema Gatomanias

8 comentários:

almagrande disse...

Marieke, bem haja.

Anónimo disse...

Maria é de facto para mim um grande orgulho poder dizer-te minha AMIGA. Tu sabes.
Abraço.

Anónimo disse...

Obrigado, por ser como é.

Marieke disse...

Almagrande...Catarina...jc...obrigada pelos comentários..mas é só uma forma de estar na vida
Beijinhos
marieke

José Leite disse...

Vale a pena meditar profundamente nas crianças e em todos os que sofrem desta doença. A aceitação é a condição sine qua non para uma melhor inserção.

Joanissima disse...

Que lindo, Maria. Tão lindo.

ferreira disse...

ola nao ha palavras para amiga como e que seja muitos anos . esta sempre limda o carlos esta ao meu lado a ver a mensagem limda que escreveu sobre ele nao palavras.gostavamos estar comsigo bj do carlitos ferreirafilomena@hotmail.ptcom

ferreirafilomena disse...

ola mais dois anos passamos ,estamos ca para agradecer o que fez por nos,mais um dia da trissomia 21 bj grande esperoque estejam tudos bem.