segunda-feira, 18 de agosto de 2008

NOVA E MERECIDA HOMENAGEM AO CAPITÂO FRANCISCO MARQUES

No próximo dia 22 de Agosto, pelas 18 horas e 30 minutos, a bordo do Navio Museu Santo André, vai realizar-se mais uma justa e merecida homenagem ao Ilustre Ilhavense Capitão Francisco Marques, com a projecção do filme "A FAINA MAIOR DO CAPITÃO FRANCISCO MARQUES "



O capitão da Marinha Mercante Francisco Correia Marques, foi o último comandante do lugre Creoula em campanhas de pesca do bacalhau.
Natural de Ílhavo, onde nasceu em 1930, termina em 1949 o seu curso de pilotagem e, em 1953 é já comandante do lugre Adélia Maria, tornando-se no mais jovem capitão da frota do bacalhau. Depois de mais de 28 anos de mar, fez a sua última viagem em 1989.
Regressado à sua terra natal começa a trabalhar no Grupo de Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo, recolhendo e catalogando um vasto espólio, de que resultaria a exposição Faina Maior. Em 1996 escreve, em parceria com Ana Maria Lopes, o livro “Faina Maior, a Pesca do Bacalhau nos Bancos da Terra Nova”. Em 1998 embarca de novo no Creoula, agora como Director de Treino dos jovens portugueses e canadianos durante o projecto “De Novo na Terra Nova” organizado pelos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo.



De 1999 a 2002 é Director do Museu Marítimo de Ílhavo onde dirigiu os trabalhos de transferência do Museu para as suas actuais instalações e da adequação do seu discurso museológico. Ali projectou e executou a réplica de um iate bacalhoeiro, em tamanho natural, que é hoje o principal ícone da exposição permanente daquele museu, numa sala que ostenta hoje o seu nome.
Sempre ligado às coisas do mar eram frequentes as suas visitas à Capitania do Porto de Aveiro e ao Arquivo Central da Marinha em busca de elementos para as suas pesquisas. Participa também, em 2001, no I congresso Internacional da História da Pesca do Bacalhau e escreve Creoula – A Pesca do Bacalhau no Crepúsculo da Navegação à Vela.




Em 2002 é entronizado como confrade da Confraria Gastronómica do Bacalhau e, deixada a direcção do Museu, volta aos corpos sociais do Grupo de Amigos do Museu.
Desenvolve então intensa actividade de investigação e divulgação sobre tudo o que respeita à pesca do bacalhau, participando em vários encontros, entrevistas, colóquios e conferências em instituições científicas ou estabelecimentos de ensino.



A amizade com O Sr Capitão com a Dona Zerinhas com a filha Rosário é algo que guardo só para mim.

1 comentário:

Fernando Martins disse...

Os meus parabéns pela oportuna recordação de UM HOMEM BOM. Entrevistei-o no Santo André, quando ele exerceu o cargo de Director do Museu Marítimo de Ílhavo. O capitão Francisco Marques era um LIVRO ABERTO.
Continua, Maria, a recordar gente que marcou a nossa maneira de ser e de estar na vida. O capitão Francisco Marques continua a estar na ponte de comando. Assim o saibamos imitar.

Fernando Martins