domingo, 9 de maio de 2010

Dia Internacional dos Museus...em Ilhavo


A fim de assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra no dia 18 de Maio, o MMI oferece uma programação diversificada cujo evento maior reside na abertura da exposição Mares Modernos.


Trata-se de uma invulgar exposição de pintura, que reúne um conjunto de obras de temática marítima assinadas por pintores das diversas gerações do modernismo português. Esta exposição, na qual se apresentam obras de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Júlio Resende, Querubim Lapa, Noronha da Costa e Mário Eloy, entre outros, articula-se com anteriores projectos expositivos, em especial com Artes de Pesca. As Pescas na Arte (2005) e Rostos da Pesca (2008).


Mares Modernos é um projecto inédito, capaz de questionar os sentidos da representação artística da maritimidade portuguesa, tal como a viram alguns dos principais pintores portugueses do século XX.





O Dia Internacional dos Museus constitui, também, uma oportunidade de reflexão sobre o projecto cultural do MMI e de apresentação de iniciativas audazes. Nesse sentido, também no dia 18 de Maio, apresentamos o Prémio de Modelismo Náutico MMI, um prémio bienal, que se pretende estimular e prestigiar o modelismo náutico enquanto forma de expressão da cultura marítima.





No dia 18 de Maio, a sessão comemorativa do Dia Internacional dos Museus fecha com a apresentação de um extraordinário livro de imagens do mundo marítimo: a edição em língua portuguesa, numa nova parceria MMI/Cavalo de Ferro, do livro A Maritime Album, coordenado por John Sarkowski e Richard Benson. Este livro resulta da exposição de 50 belíssimas fotografias a preto e branco, provenientes da extensa colecção do Mariner’s Museum, em Newport (EUA), que esteve patente no MMI em 2008.





No Navio-Museu Santo André assinalamos o Dia Internacional dos Museus com a abertura da exposição Missão: Defender os Oceanos, proveniente do Oceanário de Lisboa. Dirigida, especialmente, ao público infanto-juvenil, a exposição alerta para a preservação da biodiversidade marinha, através de um discurso didáctico.

5 comentários:

lolipop disse...

Finalmente um post novinho pra poder deixar um comment! A exposição tem nomes interessantes!
Boa semana.
jinho

lolipop disse...

Ah! Já me esquecia, postei sobre o fado em japonês, acho que tavez gostes, se puderes espreita.

Anónimo disse...

95% da populaçao de Ilhavo nunca andou de barco na ria e muito menos no mar.
Para a maior parte deles, ir ao mar é ir molhar os pés na costa nova

Anónimo disse...

Corrijo, não são 95 %, são 99,75%

Marieke disse...

Hum.....como em todos os lados e comoem todas as coisas e como em todos os homens ..as generalizações são perigosas ...Anónimo
Mas as tuas opiniões são benvindas...sempre
Marieke