quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Nasceu a Confraria dos OVOS MOLES em Aveiro


Doce conventual, os ovos-moles de Aveiro têm desde sábado dia 12 de Dezembro, uma confraria, cujos primeiros 30 elementos foram entronizados e apadrinhados pela aveirense Confraria Gastronómica de S. Gonçalo.

A promoção, divulgação e defesa cultural e gastronómica dos ovos-moles, é o objectivo da Confraria dos Ovos Moles que ontem nasceu em Aveiro, numa cerimónia de entronização que foi apadrinhada pela Confraria Gastronómica de S. Gonçalo e que juntou mais de uma centena de pessoas e duas dezenas de confrarias báquicas e gastronómicas para além de algumas individualidades aveirenses.
Mais de três centenas de pequenos ovos-moles foram servidos na cerimónia de entronização cujo almoço contou com sobremesas do doce conventual.

O traje da novel confraria é amarelo significando a gema de ovo com uma pequena barra castanha a lembrar a cor da terra, segundo o chanceler da confraria Rui Daniel Amorim que salientou que o chapéu tem a forma de um ovo.
Os ovos-moles de Aveiro estão incluídos pela Comissão Europeia na lista dos produtos alimentares com a denominação de "Indicação Geográfica protegida, sendo o primeiro doce português a receber tal distinção.

Sem comentários: