domingo, 26 de outubro de 2008

Veleiros zarpam de Portimão para uma Volta ao Mundo



Seis veleiros iniciaram , domingo 5 de Outubro, em Portimão a primeira regata à volta do Mundo destinada a velejadores solitários e duplas

A Portimão Global Ocean Race, em que apenas podem participar veleiros monocasco Open 40 e 50 pés,tem chegada prevista para Junho de 2009, naquela cidade algarvia, depois das passagens pela Cidade do Cabo (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia), Ilhabela (Brasil) e Charleston (Estados Unidos).

Na regata, concebida pela Global Ocean Sailing Venture, empresa dos velejadores Josh Hall (com três voltas ao Mundo em solitário) e do sul-africano Brian Hancock, participam seis embarcações - quatro duplas e dois solitários -, oriundas da Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, África do Sul, Alemanha e Chile, que durante nove meses vão navegar cerca de 65 mil quilómetros com escalas pelos cinco continentes.

Segundo Josh Hall, director da prova, a cidade de Portimão foi escolhida para a realização da primeira regata de circum-navegação, "por representar o espírito do evento, dada a sua ligação ao mar e, por Portugal ter sido um dos pioneiros nos caminhos marítimos".

"Todos os navegadores conhecem Vasco da Gama e o Infante D.Henrique, e temos consciência da história marítima portuguesa", sublinhou Josh Hall, recordando que "foi da Ponta de Sagres que o Mundo foi descoberto".

A Portimão Global Ocean Race tem um total de cerca de 30.000 milhas náuticas, repartidas por cinco etapas, sendo a primeira percorrida entre Portimão e a cidade do Cabo (África do Sul), na distância de 6.000 milhas náuticas.

Os velejadores enfrentam a partir de 7 de Dezembro, as 7.100 milhas náuticas da segunda etapa, que liga a cidade sul-africana a Wellington (Nova Zelândia).

A partida para a terceira e mais longa etapa, num total de 7.500 milhas náuticas, será a 8 de Fevereiro de 2009, rumo a Ilhabela, no Brasil, de onde as embarcações partem a 5 de Abril, para Charleston (Estados Unidos da América), na distância de 5.000 milhas náuticas.

A quinta e derradeira etapa, de 3.500 milhas náuticas será cumprida entre Charleston e Portimão, estando a partida marcada para o dia 31 de Maio de 2009.

Fonte:Lusa

Sem comentários: