quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Prémio Nobel da Literatura 2008



Jean-Marie Gustave Le Clézio, distinguido este ano com o Prémio Nobel da Literatura, escreveu o seu primeiro livro aos sete anos durante uma travessia marítima rumo à Nigéria.
A sua literatura confunde-se com as viagens, que não cessou de empreender. Ganhou a admiração de filósofos como Michel Foucault e Gilles Deleuze, que apreciaram a sua escrita inovadora e revoltada.
Filho de um cirurgião britânico e de uma francesa da Bretanha, nasceu em Nice, sul da França, em 13 de Abril de 1940.
Formado em Letras, trabalhou na Universidade de Bristol e de Londres, em Inglaterra, dedicando uma tese ao poeta Henri Michaux, também ele um viajante. Com 23 anos ganha o Prémio Renaudot, um importante galardão francês, por um ensaio que ainda hoje é considerado magistral, "Le procès-verbal".
Depois de ensinar nos Estados Unidos, em 1967 cumpre o serviço militar na Tailândia, como cooperante, donde é expulso por denunciar a prostituição infantil. Termina o seu serviço militar no México.
Durante quatro anos, de 1970 a 1974, partilha a vida com índios do Panamá, uma experiência que terá grande influência na sua escrita. Depois, ensina em Albuquerque, nos Estados Unidos.
A sua obra, que compreende contos, romances, ensaios, novelas, traduções de mitologia ameríndia, numerosos prefácios e artigos, é considerada como crítica do Ocidente materialista e uma atenção constante aos mais fracos e aos excluídos.
Numa sondagem, realizada em 1994 pela revista francesa Lire, foi considerado como o "maior escritor vivo da língua francesa".
Casado e pai de duas filhas, Le Clézio vive em Albuquerque, mas desloca-se frequentemente entre Nice e uma casa que possui na Bretanha.
"O Processo de Adão Pollo", "O caçador de tesouros", "Deserto" (considerado a sua obra-prima), "Estrela errante", "Diego e Frida", "Índio branco", são os livros de Le Clézio traduzidos em Portugal, cuja obra ultrapassa os 50 títulos.
Fonte: Lusa

5 comentários:

António Cândido disse...

Maria, vê lá as fotos do teu maridão "a conduzir" o Veronique que eu publiquei.

Vais gostar!

- Bom fim de semana

Marieke disse...

taba a brincar..beijinhos à familia mais kida da ria de aveiro

A. Bárbara disse...

Gostei da divulgação do Nobel 2008, Le Clézio, amei as fotos de Aveiro, parabens, continua!... -Maria Laura Madeira, Torres Vedras

Marieke disse...

Obrigada Laura pelas palavras
è muito importante, e tu sabes isso, que alimentem os nossos blogues com as vossas opiniões
Diz dos teus blogues qual aquele em que escreves recentemente.
Fui ao teu perfil
Consultei os teus blogues
Escrita muito boa..eu ao teu lado sou pikena ahahhaha
Um abraço com sabor a sal
Marieke

A. Bárbara disse...

Olá, Marieke, quase um ano depois...
Este último ano de vida foi um tanto agitado...Hoje voltei a ler-te, senti a tua gentileza natural.
Obrigada. Gente como tu é que faz o tamanho das coisas, pelo interesse que deposita nelas, pela
liberdade que revela. Digamos que as vozes são cada vez mais necessárias, estás no teu tempo, força!...
Abraço para ti e para Aveiro Mlaura