quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Literatura 2009


O Prémio Nobel da Literatura 2009 foi entregue a Herta Müller, romancista alemã nascida na Roménia em 1953. Segundo a Academia sueca a escritora foi recompensada "por ter com a densidade da poesia e a franqueza da sua prosa descrito o universo dos deserdados".

O editor da romancista, Michael Krüger, afirmou que "com Herta Müller foi distinguida uma autora que cresceu entre a minoria alemã na Roménia e 20 anos depois do fim do conflito leste-oeste persiste em lembrar as facetas desumanas do comunismo".Conhecida pelas suas obras que descrevem a vida sob o regime do ditador romeno Ceaucescu, Herta foi premiada pela "concentração da poesia e a objectividade da prosa, desenhando paisagens do abandono" de acordo com as justificações da Academia.
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de língua alemã de Nitzkydorf, na Roménia, emigrou em 1987 para a Alemanha com o seu marido, o escritor Richard Wagner, porque era proibida de publicação dos seus escritos na Roménia onde criticava abertamente o regime.
As suas novelas "A raposa já foi caçador", "Herztier" e "La convocation" dá detalhes de "uma imagem da vida diária passada numa ditadura petrificada", precisa a Academia.

Sem comentários: