terça-feira, 27 de outubro de 2009

Afundamento misterioso na Ganha da Nazaré


Foto: Porto de Pesca antigo na Lota de Aveiro

Gafanha da Nazaré: Mistério no afundamento da traineira “Manuel Eugénia”
Mesmo depois de uma primeira inspecção, ainda não se sabe o que causou o afundamento da traineira “Manuel Eugénia” no Porto de Pesca Costeira
Após uma primeira inspecção ao “Manuel Eugénia”, traineira que se afundou anteontem à noite, não foi possível descortinar a causa do incidente. A Capitania do Porto de Aveiro, através do capitão Coelho Gil, fala em “mistério, porque após repor a flutuabilidade da embarcação, esta foi de imediato inspeccionada mas não se encontrou nada que ajude a explicar o sucedido”.
A embarcação de pesca afundou-se anteontem à noite, no Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré, sem motivo aparente. “Ainda há muito óleo no fundo, o que impediu uma observação mais eficaz, mas para já é no mínimo bizarro o que aconteceu”, acrescentou o capitão.
A embarcação “Manuel Eugénia”, de Vila do Conde, afundou cerca das 21.40 horas de domingo, pouco depois de acostar regressada de mais uma jornada de pesca.
Três dos dez homens que compõem a sua tripulação entraram no barco pouco depois das 21.30 horas, mas este começou a adornar muito rapidamente, afundando de seguida. Os pescadores fugiram para terra e o afundamento causou apenas danos materiais.
A Capitania do Porto de Aveiro, alertada para o incidente, activou de imediato procedimentos de segurança e meios para acautelar eventual foco de poluição na zona causado pelo derrame de gasóleo.

Fonte : Diário de Aveiro

Sem comentários: