segunda-feira, 7 de julho de 2008

Música do Mundo-Israel Kamakawuivo..A diferença é Arte...também



Israel Kamakawiwo (20 de Maio de 1959, Honolulu - 26 de Junho de 1997, Honolulu).
No Havai, de onde é oriundo, sempre foi famoso não só pela música mas pelas letras que exprimiam o amor pela sua cultura e raízes (Israel era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos). Também nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havai e de defesa dos direitos dos havaianos.

Um de seus álbuns mais famosos foi "Facing the Future", de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: “Somewhere Over the Rainbow”, do filme "O Mágico de Oz"/"O Feiticeiro de Oz", e “What a Wonderful World”, onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele.

Ao longo da sua carreira musical, Israel debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo chegando a pesar 343 kg, para um corpo com 1,88m. Aos 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.


NOTA:O Cavaquinho havaiano (Ukulele) é um instrumento semelhante a um pequeno violão.O Ukulele, também muitas vezes chamado de Guitarra Havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no Cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana de açucar naquelas ilhas.

Sem comentários: