quarta-feira, 30 de julho de 2008

FESTIVAL DO MARISCO NA COSTA NOVA




Costa Nova: Quatro dias de mariscada
O II Festival de Marisco da Costa Nova começa hoje. Até domingo estima-se que seja consumida meia tonelada de marisco

A partir de hoje, e durante quatro dias, o relvado da Costa Nova vai ser “invadido” por camarões, lagostas, sapateiras, amêijoas, percebes, mexilhões e muito mais. Trata-se da segunda edição do Festival de Marisco da Ria de Aveiro, uma organização conjunta do Illiabum Clube e da Câmara Municipal de Ílhavo, que conseguiu atrair, no ano passado, cerca de 3.500 visitantes. Este evento, que integra o programa oficial das festas do município de Ílhavo “Mar Agosto”, está a ser preparado há várias semanas e, de acordo com Rui Dias, responsável do Illiabum, implica uma logística complicada. “Recebemos neste espaço muitas centenas de pessoas e queremos proporcionar o melhor atendimento possível e um serviço optimizado”, explica, referindo-se à rapidez, eficiência e qualidade. Para isso, a organização conta com a colaboração de 75 voluntários, que estão há vários dias a preparar o espaço na Costa Nova.
Este ano vão ser introduzidas algumas alterações à forma como o Festival vai decorrer, a começar pela recepção do público. “Vamos ter duas recepções, uma a Norte e outra a Sul, onde as pessoas vão poder adquirir as senhas dos pratos que querem provar. Vai ainda estar à venda uma caneca com o logótipo do Festival que dá direito a ser cheia duas vezes”, adiantou ao nosso jornal o presidente da Comissão Administrativa do Illiabum Clube, assumindo boas perspectivas de superar o número de visitantes do ano passado e a quantidade de marisco consumido, cerca de 500 quilos.
As novidades estendem-se ainda à forma como o espaço vai estar organizado. Os visitantes vão poder circular por quatro tendas, duas delas inteiramente dedicadas à Mariscadas, o serviço mais solicitado durante a primeira edição do Festival. Trata-se de uma travessa com dois quilos de marisco, onde há lugar para lagosta, sapateira, camarão, mexilhão, amêijoa, burriés e percebes. O preço oscila entre os 30 e os 40 euros.

Petiscos ao dispor a partir de três euros

Há ainda a tenda dos pratos de arroz e feijoadas (entre 5 e 7 euros) e, por fim, a tenda dos petiscos (entre os 3 e os 5 euros). A isto juntam-se três postos de bebidas espalhados pelo recinto (bebidas de cápsula: 1 euro, garrafa vinho Campo Largo: 6 euros). Vão estar disponíveis 350 lugares sentados e, pela primeira vez, lugares de pé.
De acordo com Rui Dias, o apoio da Câmara Municipal na realização deste evento é essencial. “Sem ela seria impensável por em prática este projecto”, garante, referindo-se ao apoio logístico, despesas do aluguer das tendas, da água, gás, electricidade, saneamento, além da divulgação. Integrado no programa oficial das festas do município de Ílhavo, o Festival de Marisco começa hoje e prolonga-se até ao almoço de domingo.
Fonte:Diário de Aveiro
Sandra Simões

Sem comentários: