terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vindimas na Bairrada II (a pedido de várias famílias)




Ora sim senhora que rico par de Engenhêros " A Ber" se o champanhe "Taba" fresquinho

Carmencita..que bonita ...cortando las uvitas...



Os Três Mosqueteiros

Leonor ..apronta-se para pisar os baguitos

A Condessa e a dona das Caves.....lindas

O dois únicos cachitos que apanhei.....

A Lena...com a Alda ao fundo...no meio da selva ..qual Jane

domingo, 27 de setembro de 2009

Romaria Centenária da Nossa Senhora da Saúde na Costa Nova




O Marintimidades sempre presente neste evento da Costa Nova à varanda da casa que tantos eventos cntemplou.

Choque entre dois barcos na ria de Aveiro faz três mortos


Como é possível que na Pacífica Ria de Aveiro possa ocorrer uma tragédia destas?Isto deve ser um sinal de alerta às autoridades marítimas para intensificarem a velocidade com que essas pequenas embarcações que transportam pescadores andem mais devagar..os clientes esperam..não tenham pressa que a vida termina num minuto que o diga a pobre criança que esperava ter um dia de pesca maravilhoso com os seus familiares...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia Mundial do Mar


".....Metade da minha alma é feita de maresia..."
"...Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao Mar..."
Sophia de Mello Breyner Andresen

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ponto de Encontro foi às Vindimas na Bairrada



Tacho com arroz de cabidela


O Famoso Bicho


Paulinha e sobrinhita as corajosas.....








O doutor veio de Coimbra cheio de vontade.....


O dono...suspira de contente. Não teve de pagar jorna e ainda mais a Doutores....


A Condessa...linda


Este Domingo foi dia de Festa para o Ponto de Encontro em honra de Baco.
Convidada pelos proprietários das Caves Barrocão, fui fazer parte de um grupo enorme de amigos que tinham como missaõ: apanhar as uvas de uma vinha à volta das Caves, pisar as ditas cujas descalça, fazer uma reportagem fotográfica e comer um leitão assado (só cumpri as duas últimas tarefas ehehehehehehh).
Mas que foi um dia bem passado ...foi.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

200 anos de História da Costa Nova,,,,,lançamento de livro a favor do CASCI


Dia 19 de Setembro de 2009, será o culminar de um conjunto de iniciativas dos "Amigos d'Avenida".Com base na efeméride dos 200 Anos da Costa-Nova-do-Prado e o lançamento do respectivo livro, esta praia dos palheiros listados, irá ser o palco para 3 actividades:15h30 - Colocação de uma placa evocativa ao Canal do «Desertas»;16h00 - Projecção de um documentário em vídeo realizado por Rui Bela;16h30 - Lançamento do livro de Senos da Fonseca e apresentado pela Dr.ª Zita Leal.A título informativo e por curiosidade:" O «Desertas» foi um vapor que por ordem do Capitão do navio, consequência de uma avaria nas máquinas e das más condições meteorológicas que se faziam sentir, mandou encalhar a embarcação ao sul da Costa-Nova às 20h20' do dia 17 de Fevereiro de 1916. Em 1 de junho de 1918 iniciou-se a construção de um canal que ligou o mar à Ria de Aveiro, com 900m de comprimento e 30m de largura, com vista ao salvamento do barco. Foi considerada uma das maiores obras de engenharia para a época em Portugal, que culminou em sucesso depois de uma despesa de 300 contos e 2 anos de trabalhos. Em 1 de Julho de 1919, o navio «Desertas» iniciou uma viagem pelas águas da Ria, que o conduziu à saída da Barra de Aveiro em 20 de Março de 1920, rumo a Lisboa".Pelo desconhecimento genérico da população, simbolismo e por ter sido de facto uma obra de grande envergadura que projectou a região e a sua capacidade empreendedora, Rui Bela e Senos da Fonseca vão prestar uma singela homenagem através da colocação de uma pequena placa evocativa à grande obra. No local será contada em breves palavras a 'estória' do «Desertas».A Costa-Nova-do-Prado comemora 200 Anos de existência, pois foi a partir da abertura da Barra de Aveiro em 1808 que este pedaço de areia que outrora inabitado, começou a ser povoado pelos pescadores das companhas de São Jacinto, nomeadamente pelo Luís Barreto mais conhecido pelo Luís da Bernarda. Fruto de uma pesquisa profunda e documentada por centenas de documentos escritos e fotográficos, Senos da Fonseca escreveu o livro que agora vai ser apresentado, com cerca de 200 páginas e centenas de fotografias recuperadas e outras mais recentes realizadas por Rui Bela. Todo o enquadramento social, económico e político, é retratado nesta obra, que constitui um valioso espólio para um contributo efectivo à reconstrução da nossa história, usos e costumes. O produto da venda do livro vai reverter a favor do CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo.Convidamos o Vosso prestigiado órgão de comunicação social a estar presente nos eventos bem como solicitar todo o V/ apoio na divulgação dos mesmos

Jorge de Sena regressa enfim a Portugal

Nota da autora: Azulejo em Aveiro com poema de Jorge de Sena "Não hei-demorrer sem saber qual a cor da Liberdade"
Termina hoje um exílio de 50 anos para o poeta Jorge de Sena, cujos restos mortais são trasladados hoje, pelas 10h00, da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Foi, possivelmente, um dos maiores intelectuais portugueses do século XX. Tem uma vasta obra de ficção, drama, ensaio e poesia, além de vasta epistolografia com figuras tutelares da história e da literatura portuguesas. O seu espólio conta com uma enorme quantidade de inéditos em permanente fase de preparação e publicação, aos cuidados da viúva, Mécia de Sena.
A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha.

11 de Setembro de 2001.........


Sem comentários....e já lá vão.....8 anos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ponto de Encontro de regresso de Férias com AMALIA HOJE




NOTA:que melhor regresso eu queria senão ao som da Orquesta das Beiras acompanhando a Sónia Tavares que adapta um tema de Amália Rodrigues brihantemente...prova que vozes do ROCK também são bons fadistas.