terça-feira, 18 de novembro de 2008

PARABÉNS à CERCIAV-Inauguração de nova sede ao fim de 11 anos de espera.


Foram muitos anos da minha vida dedicada ao apoio/formação e integração de crianças e jovens portadores de Deficiência.....muitos anos mesmo..por isso esta notícia encheu-me de alegria . A Cerciav..é uma das poucas instituições em que acredito no País...Parabéns a ti também Fernando Vieira pelo trabalho e empenho desenvolvido à frente desta Instituição."....O novo espaço, inaugurado ontem, em São Bernardo, também funciona como Centro de Recursos para a Inclusão
Desde a década de 70 que a CERCIAV tinha a sua sede instalada numa casa cedida pela autarquia aveirense, junto à rotunda do Hospital Infante D. Pedro. Um espaço que também funcionou como Escola Especial, até há oito anos atrás. “Quando fizemos 25 anos de vida, acabámos com a Escola Especial e passámos a investir na Escola Inclusiva. Nesse momento, o espaço, até então utilizado como escola para as nossas crianças, passou a ser sede e Centro de Recursos para a Inclusão”, recorda Fernando Vieira.
A partir do momento em que a edilidade aveirense mostrou interesse em reaver o imóvel, foram avançados vários espaços alternativos, que nunca se concretizaram, até ontem, com a inauguração da nova sede da CERCIAV, em São Bernardo, após 11 anos de espera.

Sede nova em dia de aniversário

Um momento duplamente feliz para Fernando Vieira, que, por um lado, vê a sede da instituição que preside há 12 anos instalada num espaço digno, confortável e com todas as comodidades e, por outro, assinala de forma especial o 33.o aniversário da CERCIAV.
De acordo com o director da instituição, “neste Centro de Recursos os professores vão encontrar isso mesmo: recursos”, para melhor lidar com alunos com problemas, perceber uma determinada doença ou limitação ou descobrir formas de a contornar, referindo-se a uma biblioteca, uma ludoteca, mediateca e acções de formação.
Outra mais-valia deste novo espaço prende-se com a formação informal. “A troca de experiências, a partilha de dificuldades e vivências, que se faz de forma informal, à frente de um café, mas com resultados muito bons”, avança Fernando Vieira.
A cerimónia de ontem ficou marcada pelo fecho simbólico da antiga sede, onde foi possível fazer uma retrospectiva dos últimos 33 anos de trabalho em prol de uma população “especial”.
De seguida, técnicos, Direcção, utentes, autarcas e convidados, seguiram para as novas instalações, em São Bernardo, onde Élio Maia (presidente da Câmara de Aveiro) destacou a importância de momentos como este para colmatar os menos bons, “de tristeza e de solidão, que assolam a vida de um autarca”.
De acordo com o presidente da autarquia, onze anos de espera é, de facto, muito tempo, “mas o sonho comanda a vida e esta inauguração prova que nunca se deve deixar de sonhar”.....".

Fonte:Sandra Simões

2 comentários:

PerFormas - disse...

O ÁLBUM

uma criação de Helena Botto
Produção PerFormas, co-produção Projecto Transparências
18 a 22 Nov. (3ª fª a Sáb), 22.00
ESTREIA ABSOLUTA

O Álbum é uma criação híbrida que entrecruza os universos da performance, da fotografia, do vídeo, da imagem em tempo real, da música e utilizando como fio dramatúrgico condutor alguns fragmentos de textos de Câmara Clara de Roland Barthes e de Crave de Sarah Kane.

Joanissima disse...

(tens um desafio no meu blog...)

Beijos!