segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Caravaggio e Vermeer..os Mestres da LUZ..os preferidos do Ponto de Encontro


Johannes Vermeer(1632-1675), Delft – Holanda.
Ele viveu em Delf, e a representação da vida doméstica era o tema básico da escola de Delft. Diferente das obras barrocas de Rembrandt, cujos aspectos subjetivos tendem ao místico e estão vinculados ao tratamento dado à iluminação mais contrastante, as imagens criadas por Vermeer costumam apresentar um momento íntimo de uma ou duas figuras no interior de suas habitações em um momento iluminado do dia.

Michelangelo Merisi da Caravaggio, um dos primeiros pintores do período Barroco, pode ser considerado um grande fotógrafo pela incrível sensibilidade no uso de luz e sombras na construção de suas imagens. Nas suas pinturas, ele costumava usar fundos quase que totalmente escuros para realçar apenas os personagens das cenas, quase nenhum cenário era mostrado. Esse estilo de iluminação sombria de Caravaggio recebeu o nome de "tenebrismo". Fazendo um pararelo com a fotografia, a iluminação usada por Caravaggio poderia ser comparada a uma fotografia que se utiliza apenas da "key ligth" para a iluminação, dando um tom sombrio e dramático as suas cenas. A luz geralmente está direcionada para o rosto dos personagens, no caso de seus quadros que mostram martírios de santos, a intenção é mostrar o sofrimento do martirizado.

5 comentários:

Joanissima disse...

Caravaggio é (só) o meu pintor preferido.
Deixei o meu coração em Itália, à custa dele...

Vamos dar-nos francamente muito bem.
Um grande beijo, querida.

almagrande disse...

O Almagrande "vota" no Vermeer.
Quando andei por essas terras baixas, estive durante 23 dias sem ver o sol. A luz de Vermeer sabe-me ao que senti quando voltei a ver o sol.

Marieke disse...

Só mostra Joaníssima...aqulio que somos ..duas mulheres com "muita" bom gosto
Beijos
Maria

Marieke disse...

Alagrande..eu sabia...que por detrás desse navegador se escondia um poeta
um abraço
Marieke

Viajante disse...

Olá!
Retribuo os seus parabéns com um rasgado cumprimento. Vim encontrar aqui no seu blog um mar de afinidades. Voltarei, sem dúvida!

Abraço!