quarta-feira, 3 de setembro de 2008

NRP Vega desarmado para abate






O NAVIO-ESCOLA "VEGA", um yawl desenhado em 1948 por John G. Alden, foi construído por Henry Hinckley no EUA, em Maine em 1949. Foi lançado à água a 22 de Novembro de 1949, com o nome de "VALHALLA", foi seu primeiro proprietário Cammenis Catherwood.
Chamou-se depois "MAI TAI", "CURRITUK" e "JANIE C". Em 1964 foi adquirido por José Manuel de Mello que o baptizou de ARREDA IV.
No mesmo ano, o seu aparelho foi revisto por Sparkman & Stephens, ficando com a armação de sloop.
Oferecido ao Clube Náutico e Cadetes da Armada - CNOCA, em Fevereiro de 1973, recebeu o nome de VEGA. Foi aumentado ao efectivo dos navios da armada a 7 de Maio de 1976.
Desde de então que a sua missão é a formação marinheira e a prática de navegação dos cadetes da Escola Naval, efectuando viagens de instrução, embarques de fins-de-semana e regatas em Portugal e no estrangeiro.
Destaca-se uma viagem aos EUA, Nova Iorque em 1976 às comemorações do Bicentenário dos EUA, a regata do Jubileu da Rainha de Inglaterra em 1977, em 1982 efectuou a regata Falmouth - Lisboa - Southampton, em 1983 efectuou a regata do Trofeu Infante entre Lisboa - Horta - Lisboa. O navio conta com mais de uma dezena regatas às Canárias e com inúmeras regatas em Portugal Continental, tendo efectuado em 2003 a regata Internacional Canárias - Madeira entre Lanzarote e o Funchal

5 comentários:

joao madail veiga disse...

Muito parecido com o NVV Veronique, as mesmas linhas, a mesma roda de proa, a mesma elegancia.
Mas, ao contrário do VEGA, o Veiga não abate o NVV Veronique.

Marieke disse...

Sabes que quando vi de relance esta foto do Luis M. Correia ..pensei tratar-se do Veronique..é mesmo parecido..e que pena uma notícia destas..

almagrande disse...

Belo barco, felizardo aquele que ficar com ele.

Ana Maria Lopes disse...

Tenho estado convencida de que o Vega ia ser albergado pelo Museu de Marinha de Lisboa. Claro, deixa de navegar. Entretanto, com esta interrupção de férias, não tenho ouvido dizer mais nada. Até já se pensava no espaço possível.
Boa noite.

garina do mar disse...

a informação que tenho é igual à da Ana Maria Lopes!! e vem da Marinha... sou amiga de um dos ex-comandantes e de vários ex-imediatos e fiz várias regatas no Vega...

ainda tentei ver se o albergavam no âmbito de um projecto em que trabalhei, para fazer de "escola de vela", mas o que ouvi dizer é que a "cura" é muito difícil, cada vez que apanha mar "desmancha-se"... o ano passado ia "ficando" em Palma