terça-feira, 22 de abril de 2008

23 de Abril -Dia Mundial do Livro


Não posso deixar passar este Dia sem partilhar neste meu Ponto de Encontro a celebração da leitura Boa ou mesmo Muito Boa.
Estamos no Ano de todas as discussões sobre o famoso acordo ortográfico que vai influenciar países de Língua oficial Portuguesa..(também gostaria de incluir aqui o "meu galego")
Assim tentarei fazer 1 escolha de livro que me marcou.Moçambique...... de um autor fetiche..Mia Couto..livro fabuloso na simplicidade complexa da sua narrativa e ilustrações fabulosas...MAR ME QUER.
Mar me quer é uma estória lindíssima. De um Amor nunca perceptível ao primeiro inalar – mesmo que pensemos que sim. Estória de sorrisos dados com o mar. Ilustrado como, agora, é difícil de conceber de outra forma. Por João Nasi Pereira. As palavras pertencem ao mundo. Por Mia Couto.
Vou escrever algumas passagens do livro para aguçar o apetite:
"Deus é assunto delicado de pensar, faz conta um ovo: se apertarmos com força parte-se, se não seguramos bem cai.
(Dito do avô Celestiano, reinventando um velho provérbio macua).
Levanta, ó dono das preguiças.
É o mando de minha vizinha, a mulata Dona Luarmina. Eu respondo:
-Preguiçoso? Eu ando é a embranquecer as palmas das mãos.
-Conversa de malandro…
-Sabe uma coisa Dona Luarmina? O trabalho é que escureceu o pobre do preto. E, afora isso, eu só presto é para viver.
-Você, Zeca Perpétuo, até parece mulher…
-Mulher, eu ?
-Sim, mulher é que senta em esteira: Você é o único homem que eu vi sentar na esteira.
-Que quer vizinha? Cadeira não dá jeito para dormir.
Ou ainda esta abertura do livro...fantástica

"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer."

Sem comentários: