quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ponto alto de Arte no Ponto de Encontro

Sou, como de certeza todos vós, uma amante de Arte..pois Arte é Beleza e eu Amo o Belo...seja na Literatura..seja na Dança... seja na Música...seja na Pintura...seja na Escultura...etc..e é Escultura..que quero partilhar com todos... a Visão da Obra de Jeff Koons...e digam lá se não estamos em termos Estéticos a falar do BELO. (Este coração vermelho em metal foi vendido esta semana pela quantia de 23,5 milhões de dólares..o que faz de Jeff Koons o artista vivo mais caro do Mundo)






Mas a Beleza não termina aqui..deleitem os vossos olhos ..porque as carteiras pelo menos a minha ..nem com o Euromilhões...ehehehheheheehhe...esta flor azul em metal encontra-se em Berlim..na Praça Marlene Dietrich


domingo, 27 de abril de 2008

Para os marinheiros do Ponto de Encontro...este encontro com Alberti


A UN CAPITÁN DE NAVÍO

Homme libre, toujours tu chériras la mer.

C. Baudelaire

Sobre tu nave —un plinto verde de algas marinas,
de moluscos, de conchas, de esmeralda estelar,
capitán de los vientos y de las golondrinas,
fuiste condecorado por un golpe de mar.

Por ti los litorales de frentes serpentinas
desenrollan, al paso de tu arado, un cantar:
—Marinero, hombre libre que los mares declinas,
dinos los radiogramas de tu estrella Polar.

Buen marinero, hijo de los llantos del norte,
limón del mediodía, bandera de la corte
espumosa del agua, cazador de sirenas;

todos los litorales amarrados del mundo
pedimos que nos lleves en el surco profundo
de tu nave, a la mar, rotas nuestras cadenas.


Rafael Alberti, 1924

Ponto alto ....no Ponto de Encontro

Hoje ao reler poemas de Rafael Alberti...apeteceu-me ouvir a sua voz..quis por isso compartilhar com todos esta entrevista intíma..puxem...duma cadeira...vão buscar um copo de bom vinho tinto..um cigarro..e ouçammmm...a entrevista continua... clicar depois por baixo na 2/10.

Desejo deste Ponto de Encontro...

terça-feira, 22 de abril de 2008

23 de Abril -Dia Mundial do Livro


Não posso deixar passar este Dia sem partilhar neste meu Ponto de Encontro a celebração da leitura Boa ou mesmo Muito Boa.
Estamos no Ano de todas as discussões sobre o famoso acordo ortográfico que vai influenciar países de Língua oficial Portuguesa..(também gostaria de incluir aqui o "meu galego")
Assim tentarei fazer 1 escolha de livro que me marcou.Moçambique...... de um autor fetiche..Mia Couto..livro fabuloso na simplicidade complexa da sua narrativa e ilustrações fabulosas...MAR ME QUER.
Mar me quer é uma estória lindíssima. De um Amor nunca perceptível ao primeiro inalar – mesmo que pensemos que sim. Estória de sorrisos dados com o mar. Ilustrado como, agora, é difícil de conceber de outra forma. Por João Nasi Pereira. As palavras pertencem ao mundo. Por Mia Couto.
Vou escrever algumas passagens do livro para aguçar o apetite:
"Deus é assunto delicado de pensar, faz conta um ovo: se apertarmos com força parte-se, se não seguramos bem cai.
(Dito do avô Celestiano, reinventando um velho provérbio macua).
Levanta, ó dono das preguiças.
É o mando de minha vizinha, a mulata Dona Luarmina. Eu respondo:
-Preguiçoso? Eu ando é a embranquecer as palmas das mãos.
-Conversa de malandro…
-Sabe uma coisa Dona Luarmina? O trabalho é que escureceu o pobre do preto. E, afora isso, eu só presto é para viver.
-Você, Zeca Perpétuo, até parece mulher…
-Mulher, eu ?
-Sim, mulher é que senta em esteira: Você é o único homem que eu vi sentar na esteira.
-Que quer vizinha? Cadeira não dá jeito para dormir.
Ou ainda esta abertura do livro...fantástica

"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer."

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Histórico: no dia 7 de Abril de 2008 a Galiza na Conferência Internacional do Acordo Ortográfico-Na Assembleia da República

Foi um dia histórico nom apenas para a Galiza lusófona, mas para a língua galega toda. No dia de ontem, a Conferência Internacional/Audição Parlamentar sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, organizada pola Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República Portuguesa, sentiu com força a presença galega da mao da Associaçom Galega da Língua (AGAL), Associação de Amizade Galiza-Portugal (AAG-P), Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa, Associação Sócio-pedagógica Galaico-Portuguesa (ASPG-P), Movimento Defesa da Língua (MDL).

Ângelo Cristóvão falava, depois do encerramento da sessão, em dia histórico para a língua na Galiza graças a unidade demonstrada pelo movimento reintegracionista, além de comentar que esse esforço e trabalho estão a permitir fazer inúmeros contactos que logo darão novos frutos.

Por seu lado, Alexandre Banhos mostrava-se também satisfeito, ressaltando o facto de que por primeira vez a Galiza ter voz oficialmente na Assembleia da República portuguesa, havendo também de facto um reconhecimento ao seu cáracter lusófono.