terça-feira, 20 de abril de 2010

A Voyage on the North Sea, livro-filme de Marcel Broodthaers no Museu Marítimo de Ilhavo



No Museu Marítimo de Ilhavo de 20 de março a 9 de maio de 2010
"....Marcel Broodthaers nasceu em Bruxelas a 28 de Janeiro de 1924. Foi um poeta que decidiu tornar-se artista plástico em finais de 1963. Associado ao Grupo Surrealista-Revolucionário a partir de 1945, a importância e originalidade da sua obra residem na forma como articula, com recurso a referências e operações culturais complexas, questões essenciais sobre a natureza e a função da arte, o lugar do sujeito em determinadas práticas e teorias radicais dos anos de 1960, bem como os limites do acto estético na era do capitalismo avançado.
Em 1968, instala em Bruxelas o seu Museu de Arte Moderna, um projecto que concretiza até 1972, numa série de eventos enigmáticos e instalações, onde o artista desconstrói a noção de museu e questiona os modos de apresentação e legitimação da arte.
A natureza heterogénea dos elementos que constituem a estrutura da sua obra – poesia, livros, edições, cartas abertas, catálogos, objectos, instalação e filme – e as relações que esses registos estabelecem entre si, transformam qualquer exposição num projecto arriscado. Como o próprio artista um dia escreveu, “Comecei com a poesia, depois as artes visuais, e finalmente o cinema que reúne vários e diferentes elementos da arte. O mesmo é dizer: escrita (poesia), objecto (arte visual), e imagem (filme). O mais difícil, é a harmonia entre estes elementos”.

O livro-filme A Voyage on The North Sea foi realizado entre Novembro de 1973 e Janeiro de 1974. O livro apresenta 10 imagens fotográficas, a preto e branco, de um barco de recreio, e 68 reproduções, a cores, de um óleo pintado por um artista amador nos inícios do século XX. A pintura evocada no livro-filme retrata uma pequena frota de veleiros de pesca no Mar do Norte. O filme, a cores e de 16mm, utiliza os mesmos elementos.
A Voyage on The North Sea foi exibida pela primeira vez em Londres, na sede da Petersburg Press, instituição responsável pela edição numerada de 100 exemplares assinados pelo artista.

Marcel Broodtahers morre em Colónia a 28 de Janeiro de 1976. A obra do artista, que fez da própria exposição um meio de expressão artística, é de inquestionável relevância para a arte da segunda metade do século XX....."

Márcia Carvalho

Sem comentários: