sábado, 31 de janeiro de 2009

SABIAM QUE.........


Ouvi hoje com muita atenção as palavras do Dr. Fernando Nobre Presidente da AMI fiquei a saber com maispormenor o porquê da Guerra no Congo e no Ruanda...a palavra é COLTAN
".......“Coltan” é a combinação de duas palavras que correspondem aos respectivos minerais: a columbita e a tantalita, dos quais se extraem metais mais cobiçados do que o ouro. Se tomarmos em conta que estes metais são considerados altamente estratégicos e agregarmos que 80% das suas reservas encontram-se na República Democrática do Congo, começaremos a vislumbrar porque há uma guerra neste país desde o dia 2 de agosto de 1998, porque dois países africanos como Ruanda e Uganda ocupam militarmente parte do território congolês, e porque já morreram mais de dois milhões de pessoas. O coltan é essencial para as novas tecnologias, estações espaciais, naves tripuladas que se lançam no espaço e às armas mais sofisticadas.
O Exército ruandês translada o mineral em caminões até Kigali, capital de Ruanda, onde é tratado nas instalações da Somirwa (Sociedade Minera de Ruanda), antes de ser exportado. Os destinatários finais são os EUA, Alemanha, Holanda, Bélgica e Cazaquistão. A companhia Somigi (Sociedade Mineira dos Grandes Lagos) tem o monopólio do setor; é uma empresa mista de três sociedades: Africom (belga), Promeco (ruandesa) e Congecom (sul-africana). Entrega 10 dólares por cada quilo de coltan exportado ao movimento rebelde Reagrupação Congolesa para a Democraciaa (RCD), que conta com cerca de 40.000 soldados, apoiados por Ruanda. "Com a venda de diamantes - declarou Adolphe Onusumba, presidente da RCD - ganhávamos cerca de 200.000 dólares ao mês. Com o coltan chegamos a ganhar mais de um milhão de dólares por mês."

2 comentários:

joao madail veiga disse...

Aquilo que se aprende com a Marieke, e eu a pensar que o coltam era um condimento para os pésinhos de coentrada.

A sério a sério, qualquer dia reabro o meu dossier politico.

Viajante disse...

Estes conflitos têm sempre uma triste explicação estratégica e económica.
Porque será que a comunicação social não divulga isto preto no branco?
A função dos jornalistas também é denunciar, caramba! Mas que interessam aqueles infelizes lá em África, não é??? Não vendem jornais, nem dão audiências às tv's.
Miséria de mundo este!
Desculpa este desabafo, fiquei deprimido com isto :-(

Bjs