segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Santa Maria Manuela regressou hoje ao mar

Após 18 meses num estaleiro da nossa Ria, o lugre navega até estaleiros espanhóis, para continuar a ser recuperado. Em 2010, estará apto a navegar
O lugre Santa Maria Manuela regressou esta tarde ao mar, saindo da Barra do Porto de Aveiro em direcção à Galiza (Espanha). Após 18 meses de trabalhos de limpeza e reparação, o antigo lugre bacalhoeiro será, agora, rebocado até a um estaleiro de Marín, especializado na reparação e construção de grandes veleiros como este. O lugre regressará, posteriormente, a Aveiro para a fase de acabamentos, estimando-se que fique pronto a navegar dentro de um ano.
Atento à saída do lugre estava o Capitão Vitorino Ramalheira último comandante do Santa Maria Manuela enquanto lugre(1966-1969).

".....O Santa Maria Manuela é um marco vivo das campanhas do bacalhau, um navio-modelo, tal como o Creoula ou o Argus", sublinha Vitorino Ramalheira, que guarda na memória as aventuras e desventuras vividas a bordo daquele navio, especialmente em 1966, naquela que foi a última viagem do bacalhoeiro enquanto lugre. "Pescámos bem. Talvez uns 12.500 quintais" [750 toneladas], recorda o antigo capitão, ao mesmo tempo que evoca os episódios menos positivos dessa mesma viagem: uma avaria no motor, já no regresso a Portugal, e uma outra avaria na câmara frigorífica, que o obrigou a passar todo o isco que levava a bordo para um outro navio. Esta segunda-feira, apesar de regressar ao mar com a ajuda de um rebocador, o Santa Maria Manuela já se apresentará aos olhos de todos com o casco pintado com o branco original e equipado com os quatro mastros...."
Fonte:Público

6 comentários:

Viajante disse...

Estou morto por ouvir de viva voz esta como muitas outras histórias desse mar de todos os encantos.

É bom saber que ainda se recuperam barcos.

bjs

Anónimo disse...

Finalmente uma boa notícia!Mesmo que seja uma recuperação feita por particulares,nos tempos que correm é de louvar.Parabens à PASCOAL.

O´Fartura disse...

Feliz ano novo.
Um abraço, amiga.

José Leite disse...

Feliz ano Novo para si e família.

Anónimo disse...

Xa pasarei por Marin calquera dia para ver o Santa Maria Manuela



Unha forte aperta e feliz Ano para ti e para os teus.

J.pião disse...

Que gratidão ,salvaram o Manuela ,obrigado por todos aqueles que passaram pelo Manuela e não só ! Más o irmão o Principe dos Veleiros o bélo Argos ? Será que ninguém lhe vale ?Será que vamos deixa-lo morrer numa qualquer sucata longe do seu País de origém ? Vamos gritar bém alto para ver se alguém ouve e vai em socorro do nosso Principe dos mares, dos gelos, dos temporais e dos bacalhaus ! Salvê Dom ARGOS...Saúdações .Maritimas .Jaime Pontes...