domingo, 24 de agosto de 2008

Praia no Jardim Oudinot inaugurada há 14 dias está cheia de lixo



(....A nova praia fluvial do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, inaugurada a 10 deste mês, já causa reacções de desagrado da parte dos utentes. O município presidido por Ribau Esteves assume que são necessárias melhorias no novo equipamento.

"A areia não é, de facto, muito branquinha", queixa-se Milu, uma avó residente na cidade portuária, que resolveu passar naquela zona balnear algumas horas da manhã fazendo companhia à filha e netos que não resistiram a molhar os pés, apesar das dúvidas. Algo a que João Cândido nem se atreve. Este morador queixa-se da "falta de qualidade" da água. "Ali não tomo banho, aquilo é só lixo", garante, mostrando insatisfação com o resultado de uma das intervenções emblemáticas do parque de lazer que foi dotado ainda de um ancoradouro e amplo parque de estacionamento.

O entulho acumula-se no fundo da antiga praia "dos Tesos", como sempre foi conhecida entre os residentes, tornando também impossível a navegação nos esteiros com a maré baixa.

"O lodo vai tomar conta daquilo tudo se nada for feito antes", vaticina o mesmo cidadão que deixou igual "aviso" ao próprio presidente da câmara aquando da inauguração das obras de requalificação do Jardim Oudinot, num investimento de três milhões de euros, junto ao Porto de Aveiro.

Desvalorizando as críticas, o autarca de Ílhavo, Ribau Esteves, admitiu já que será necessário proceder "à limpeza" da água e da areia. "Começámos há alguns meses a monitorizar a qualidade ambiental. É uma praia excelente, tem as melhores condições naturais. Não é o olho de um cidadão que decide isso", contrapõe. Obtida a classificação "formal" como praia fluvial junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, a autarquia avançará com a candidatura para a obtenção da bandeira azul......)
Fonte : Diário de Notícias

Sem comentários: