terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A Morte no Mar


É o quinto colega de escola que o Mar me leva.
Do JN de Hoje:

"....
António Fradoca, 54 anos, o "Areias", como era conhecido, contava os dias um a um na ânsia de o tempo passar depressa. Estava a sete meses da reforma, mas o descanso do pescador foi ontem brutalmente antecipado num acidente de trabalho no alto mar. Quando estava a colocar as redes na água, no primeiro lançamento da noite, o gancho que prende as correntes das portas que fazem abrir as redes partiu-se, atingindo fatalmente António. O impacto do "gato de ferro", como é conhecido o gancho, e da corrente de aço foi de tal forma que desfigurou o rosto do pescador, que teve morte imediata.

A tragédia aconteceu cerca das 9.30 horas, sete horas depois de o "Beira Litoral", pertencente à empresa Pescarias Beira Litoral", ter saído da Figueira da Foz. O mar estava bom e adivinhava-se uma boa faina de carapau para o arrastão de 30 metros. A 15 milhas (27 quilómetros) da costa, na direcção da Barra de Aveiro, aconteceu o acidente. O mestre, Dário Francisco, só teve tempo de avisar, via rádio, as autoridades e cortar as redes para regressar ao porto de Aveiro. Quando acostaram, cerca das 11.15 horas, já tinham à espera o INEM, a delegada de saúde de Ílhavo, que confirmou o óbito, o representante do Ministério Público e da empresa, a Polícia Marítima e os bombeiros de Ílhavo, que transportaram o corpo para a morgue.

O mestre do barco não tem explicação para o que aconteceu. "Isto é raro acontecer, só ouvimos um barulho e o António já estava no chão, vimos logo que tinha morrido devido à pancada na cabeça", contou Dário Francisco ao JN. Foi o mestre da embarcação e o representante da empresa que deram a notícia, ao final da manhã, à família de António Fradoca, que reside na Costa Nova. Um choque para a mulher e para os três filhos, maiores, um dos quais emigrante na Alemanha.

Os colegas sempre conheceram o "Areias" como pescador. Andou na pesca do bacalhau, pescou em Marrocos e com o avançar da idade ficou mais perto de casa. Estava há cinco anos nas Pescarias Beira Litoral e a sete meses de gozar uma reforma mais do que merecida.
..."

Sem comentários: