sábado, 27 de fevereiro de 2010

Depois de uma manhã má...a noite está boa....

Nigth is alrigth....heroes and saints..estiveram com eles...é a música de que me lembrei para sentir as saudades..e o alívio depois do terramoto de hoje..sim...a manhã esteve má mas a noite está ok..

Terramoto no Chile...Manhã de terror no Ponto de Encontro


Sismo de 8.8 na Escala de Richter atingiu o Chile durante a madrugada.
Foi realmente uma manhã de terror no Ponto de Encontro até saber notícias de toda a minha família ..em Santiago..e em Osorno...as comunicações não funcionam..ao fim de muitas horas consegui falar com um familiar no Sul que me garantiu estarem todos bem..mas ainda não ouvi a voz da minha tia Célia a minha segunda mãe..até lá o sobressalto continua...DESDE PORTUGAL...AL PUEBLO CHILENO..FUERZA..USTEDES ESTÁN PREPARADOS PARA HORAS COMO ESTA...
O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) deixou ao menos 85 mortos até agora, disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas.

Pelo menos 13 réplicas de magnitudes entre 6,9 e 6,2 ocorreram nas horas posteriores ao primeiro tremor, Escritório Nacional de Emergência (ONEMI) do Chile.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

3ª Volta ao Mundo da Sagres com Ilhavo Capital do Bacalhau


Teve início, no passado dia 19 de Janeiro, a Viagem de Volta ao Mundo do Navio Escola “SAGRES”, que conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, numa oportunidade única de promover além fronteiras os Valores e a Cultura do Município que tem “O Mar por Tradição”.
Em parceria com a A.I.B – Associação dos Industriais do Bacalhau, a Câmara Municipal de Ílhavo faz parte do leque das 18 entidades patrocinadoras desta Volta ao Mundo Sagres 2010, a maior viagem de todos os tempos do Navio Escola que este ano comemora o seu 73.º aniversário.
Partindo do Cais da Alcântara, em Lisboa, e até ao dia 23 de Dezembro de 2010, o NRP Sagres, verdadeiro Embaixador de Portugal no Mundo, vai fazer escala em 18 Países (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, EUA, Japão, Coreia do Sul, China e Macau, Indonésia, Timor-Leste, Singapura, Tailândia, Malásia, Egipto e Argélia) num total de 339 dias de viagem, 241 dos quais de navegação e 98 em portos, percorrendo ao longo destes onze meses de viagem 35.800 milhas náuticas.
Esta iniciativa, que já não se realizava desde 1983/84, tem como principal objectivo satisfazer interesses políticos, diplomáticos, culturais e económicos de Portugal, proporcionando o Treino de Mar para os Cadetes do 2.º Ano da Escola Naval, assim como a participação da sua tripulação em diversos eventos, em especial a EXPO Xangai 2010 e o Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros – Velas Sudamérica 2010.
Tendo em conta esta grande oportunidade, e dada a excelente relação que o Município tem com a Marinha Portuguesa, é com enorme privilégio que a Câmara Municipal de Ílhavo se associa a este evento, usando como “Bandeira” o Museu Marítimo de Ílhavo e como entidade parceira a A.I.B, que forneceu os 2200 kg de Bacalhau que o NRP Sagres vai levar na sua terceira Volta ao Mundo.
Ao colocar o Município de Ílhavo neste Viagem de Circum-Navegação daquele que é o mais emblemático Navio da Marinha Portuguesa, a Câmara Municipal de Ílhavo reafirma a sua aposta na promoção e afirmação do nosso Município como ponto turístico e destino privilegiado para todos os amantes do Mar, tendo como principal “Embaixador” o Museu Marítimo de Ílhavo, que encerra em si toda a História, Valores e Cultura desta Terra, Capital Portuguesa do Bacalhau.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As musicas preferidas do Ponto de Encontro de Carnaval-Parte II- Manhã de Carnaval

As musicas preferidas do Ponto de Encontro de Carnaval-Parte I- O Reggae e o Mar

Carnaval em Ilhavo....Os Cardadores de Vale de Ilhavo


Com o cheiro do mar anuncia-se mais um Carnaval em Vale de Ílhavo. Todos saem à rua: mulheres que se protegem nas ombreiras das portas, homens mais velhos que ocupam posições nos cruzamentos e os mais pequenos que correm rua abaixo apregoando a diversão que se espera.
Secretamente, num palheiro, homens mascaram-se com lingerie feminina, prendem à cintura guizos, vestem xailes bordados e perfumam-se de uma essência doce.... Tabu . Máscaras coloridas e atrevidas escondem os rostos daqueles homens que aprendem rituais e regras de integração na cardação. Aqueles demónios provocadores invadem todos os caminhos que se direccionam à rua principal. Os cardadores saltam, urram e envolvem-se em jogos de sedução com as raparigas solteiras.
Toda a animação é regada por bailes, muito vinho e alegria. No fim, os mascarados integram-se na comunidade e festejam junto de todos.

Fotos:Margarida Malaquias

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mar dos Açores......Alegria no Ponto de Encontro..para esquecer tristezas


O artista Eduardo Mourato, natural da Vila de Rabo de Peixe, canta a sua cancao "O Mar dos Acores" neste video-clip com imagens da sua ilha de Sao Miguel, Acores.ehehehehehheheehheehheehhe

Helping Haiti - Everybody Hurts dos R.E.M. -Susan Boyle...e outros

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nau de Portugal..o desastre na gafanha da Nazaré


"....Construída nos estaleiros de Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré, para figurar, em 1940, na Exposição do Mundo Colonial Português. Terceiro centenário da Restauração e oitavo da Independência de Portugal. Foi lançada à água, depois de pronta, a 7 de Junho de 1940.
Milhares de pessoas assistiram ao "bota-a-baixo" quase com a certeza que iria virar, como infelizmente sucedeu, perante a tristeza daquela enorme multidão, que não escondia as lágrimas que corriam pelo rosto.
Iria tombar tal como Mestre Manuel Maria pensara. Sempre pusera em dúvida que ao entrar na água se pudesse estabilizar. Dizia ele desde o princípio que o projecto – elaborado por um oficial da Armada com base num estudo profundo em desenhos antigos – não lhe oferecia a garantia necessária para a sua navegabilidade.
E tanta certeza tinha no que dizia que impediu que o Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, que a benzeu e visitou interiormente, se mantivesse na Nau durante a sua descida pela carreira da água.
Chegou a estar presente na referida Exposição do Mundo Português; mas, para lá chegar, houve que utilizar métodos pouco próprios para a sua navegação.
Teve um fim diferente daquele para que fora concebida, pois acabou os dias como simples barcaça.
Bela e ricamente decorada, destinava-se a servir para exposição dos nossos melhores produtos, viajando pelos diversos países, em especial o Brasil.
Fontes: Idéia o blogue "Pela Positiva";Aveiro e cultura.